Analista-Tributária ministra palestra para incentivar a criação de Observatório Social

Palestra-Jundiaí

A Analista-Tributária da Receita Federal, Gioia Matilde Alba Tumbiolo Tosi, ministrou, no dia 02 de fevereiro, em Jundiaí/SP, uma palestra sobre a importância de implantação de um Observatório Social, como ferramenta da sociedade para fiscalizar os gastos públicos.

O Observatório Social é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário para reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. Baseado nessas prerrogativas, integrantes do Forcis Jundiaí devem formalizar a criação da instituição jundiaiense ainda neste ano. Para auxiliar nas discussões e explicar como funcionam as ferramentas de fiscalização, a Analista Tributária Gioia Matilde Alba Tumbiolo Tosi detalhou o funcionamento do sistema de observação. “Percebi que a comunidade de Jundiaí está forte e coesa para a criação do Observatório. é uma ferramenta para apurar os gastos públicos. Uma forma de prevenir desvios”, aponta.

Segundo Gioia, o espaço não tem o foco em denúncias, e sim, passar a acompanhar os processos. “Maringá que foi a primeira cidade a criar o grupo, conseguiu a economia de milhões apenas fiscalizando as licitações”, explica. Para que esse trabalho possa ser realizado, de acordo com Gioia, é necessário pessoal treinado e com conhecimento nos trâmites, por isso, muitos dos voluntários para esses grupos são ex-auditores fiscais da Receita.

De acordo com o integrante do Forcis e representante da Agência de Desenvolvimento de Jundiaí (ADEJ), Paulo Costa, a palestra desta segunda-feira (02) fortaleceu o engajamento para a criação do Observatório Social para Jundiaí. “A intenção é ajudar a administração municipal para que não haja desvio de atividade, desde o início da licitação até a entrega do produto ou serviço”, argumenta. (Com informações do Observatório social do Brasil)