Analistas-Tributários prestigiam a entrega do Diploma Bertha Lutz, no Senado Federal

O Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil (RFB) e secretário de Finanças da Delegacia Sindical (DS) do Sindireceita em Recife/PE, Luís Ricardo Tavares de Lira, recebeu, na manhã desta quarta-feira, dia 7, o Diploma Bertha Lutz In Memoriam de sua tia, a deputada constituinte Cristina Tavares. A entrega da honraria foi realizada durante a sessão solene de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no plenário do Senado Federal. O presidente do Sindireceita Geraldo Seixas e os diretores da Diretoria Executiva Nacional (DEN) Sílvia de Alencar (Assuntos Parlamentares) e Sérgio de Castro (Assuntos Previdenciários) prestigiaram a cerimônia.

O Diploma Bertha Lutz foi instituído pelo Senado em 2001, com intuito de agraciar parlamentares que contribuíram na defesa dos direitos das mulheres e questões de gênero no Brasil. A premiação recebe o nome da líder feminista e deputada federal Bertha Lutz, que trabalhou em prol da legislação que garantiu às mulheres o direito de votar e de serem votadas em eleições no País.

Nesta manhã, a 17ª edição do Diploma Bertha Lutz premiou 26 deputadas federais que atuaram na Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988. Na oportunidade, os trabalhos da Mesa Diretora foram conduzidos pelo presidente do Senado Federal e Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (MDB-CE). A honraria foi entregue ao Analista-Tributário Luís Ricardo Tavares de Lira pela esposa do senador Eunício Oliveira, Mônica Paes de Andrade.

Durante a entrega do diploma, o senador emedebista enalteceu a atuação da deputada federal Cristina Tavares no Congresso Nacional. “Eu era muito jovem quando cheguei a Brasília e acompanhava, na casa do velho Paes de Andrade, que já não está mais entre nós, as reuniões do chamado Grupo Autêntico do MDB, que fazia o enfrentamento à ditadura militar. Conheci Mônica quando a deputada Cristina Tavares estava na casa de Paes de Andrade. Cristina Tavares era uma das mais ativas do Grupo Autêntico e eu tenho a convicção de que foi uma das mais ativas das constituintes brasileiras. Cristina Tavares apresentou 227 emendas e teve 95 emendas aprovadas, então veja a atuação dessa extraordinária pernambucana, que lamentavelmente não está entre nós, mas está nos braços de Deus”, afirmou o presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira.

Diploma Bertha Lutz 07 4