Diretoria do Sindireceita participa e apoia lançamento da revista E-Ranking Cidadão que analisa desempenho parlamentar

O presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas e a diretora de Assuntos Parlamentares, Silvia de Alencar participaram na noite desta terça-feira, dia 2 de outubro, do lançamento da revista E-Ranking Cidadão, na sede da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), em Brasília. A publicação tem versão impressa e uma plataforma virtual que aponta o desempenho dos parlamentares no Congresso Nacional. Quem faz esse panorama global da atuação de senadores e deputados é o Laboratório de Estudos Político-sociais (Labep), apoiado pelo Sindireceita desde o seu lançamento no dia 6 de junho deste ano em Brasília/DF.

Com análise do Laboratório de Estudos Político-sociais, a revista E-Ranking Cidadão disponibiliza para a sociedade o desempenho legislativo referente a diversas proposições que tramitaram nis últimos anos, em assuntos como concessão dos benefícios Seguro-desemprego, Pensão por Morte e Auxílio-doença, Teto dos Gastos Públicos; Reforma Trabalhista; Terceirização e exploração do Pré-Sal.

O levantamento atribuiu valor positivo àqueles que trabalharam no enfrentamento às desigualdades estruturais para promover o desenvolvimento. Em contrapartida, o levantamento atribui valor negativo à performance parlamentar que rendeu prejuízos à população. A ideia central é, além de informar sobre as ações políticas e o exercício do Poder Legislativo, no momento que antecede as eleições de 2018, fortalecer a democracia, incentivando a efetiva participação política cidadã. A publicação conta com o apoio do Sindireceita, da Anfip, da Fenafisco, do Fonacate e da Insight Assessoria Parlamentar.

Em seu discurso durante o lançamento da Revista E-Ranking Cidadão, Geraldo Seixas elogiou a iniciativa do Labep por transformar o discurso e o desejo em ação. “Eu me lembro que o desafio era analisar o desempenho parlamentar e vejo que o projeto está crescendo, a ferramenta evoluiu muito. Nos orgulhamos de apoiar a inciativa pois ela fará com que cada cidadão possa exercer o seu voto da maneira mais consciente possível de posse das informações disponibilizadas pelo Laboratório e agora pela revista,” analisou.

Seixas também avaliou o momento político que o Brasil enfrenta e destacou que a corrida presidencial é a que mais desperta a atenção da população, mas reiterou que é o parlamento é que verdadeiramente governa o país com a votação das leis que o executivo cumpre. “Este é mais um dos motivos de nos orgulhamos desta ferramenta desenvolvida pelo Labep, ela nos ajuda a avaliar se o parlamentar em quem depositamos confiança está cumprindo com os objetivos para o qual o elegemos”, avaliou.

Nesta primeira edição da Revista e-Ranking Cidadão, foi elaborado um panorama global da atuação parlamentar de deputados e senadores no Congresso Nacional nos últimos quatro anos nos projetos relacionados à alteração na concessão do Seguro-desemprego, Pensão por Morte e Auxílio-doença, Teto dos gastos públicos e outras. Confira aqui a revista.