Dia Mundial da Propriedade Intelectual celebra inovação e criatividade das mulheres

Celebramos hoje, 26 de abril, o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, data criada pelos países membros da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) em 2000. Neste ano, o Dia Mundial da PI tem como tema “Mulheres e a PI: acelerar a inovação e a criatividade”, em homenagem a todas aquelas que trabalham arduamente pela transformação do mundo, desenvolvendo ações inovadoras e criativas.

Com este mote, a OMPI busca, ainda, destacar o cenário de dificuldades enfrentado por muitas mulheres inventoras, criadoras e empreendedoras mundo afora, como o preconceito, entraves para a obtenção de recursos financeiros para desenvolver iniciativas, falta de patrocinadores, entre outros. De acordo com a Organização, barreiras como essas reduzem o número de mulheres que se beneficiam do sistema de propriedade intelectual e precisam ser enfrentadas e superadas.

No Brasil, o Dia Mundial da PI será celebrado com uma vasta programação de eventos, que serão realizados em diversas regiões, entre elas Brasília e os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Sergipe e Santa Catarina. Confira mais informações aqui.

ATRFB e PI

Na importante data de hoje, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita presta sua homenagem a todas as mulheres inovadoras pelo trabalho e dedicação essenciais para a consolidação de grandes transformações em nosso país e sociedade. Estendemos nossa homenagem às Analistas-Tributárias e Analistas-Tributários que atuam em diversas frentes para a proteção da propriedade intelectual.

Além de trabalhar diuturnamente nas fronteiras secas, portos e aeroportos, combatendo ilícitos como o contrabando e o descaminho, os ATRFBs também exercem um importante papel na promoção da cidadania fiscal, por meio de iniciativas como campanhas de conscientização sobre os malefícios da pirataria para a sociedade. Neste sentido, cabe ressaltar que o Sindireceita relançará, em breve, a cartilha “Passeio de Cidadania”, como ação que reiniciará a campanha Viva a Originalidade. A cartilha tem por objetivo contribuir com ações de educação fiscal e conscientização da sociedade para os riscos e prejuízos causados pela pirataria.