Diretoria de Comunicação do Sindireceita apresenta balanço das ações realizadas em 2023

Ao longo de 2023, a Diretoria de Comunicação do Sindireceita buscou com inúmeras ações aproximar ainda mais o trabalho do Sindicato de seus filiados. Foram implementadas novas ferramentas de comunicação e fortalecidas as ações em diversos meios e canais já disponíveis. Veja aqui a apresentaação dos Resultados_DCO.pdf

Um esforço que teve por objetivo ampliar os meios e formas de transmissão de informação, mas, principalmente de contribuir objetivamente para o aumento da participação dos filiados nas ações do Sindicato. Veja aqui o balanço das ações da DCO do Sindireceita.

Para se ter uma ideia da dimensão de todo o esforço de comunicação de nosso Sindicato, este ano, de janeiro a novembro, foram publicadas 1.129 notícias/informações/comunicados, uma média de 3 notas por dia. No mesmo período, na página do Sindicato no Facebook foram outras 1.555 publicações de informações, fotos e vídeos, uma média diária de 4,6 publicações. Ações de comunicação que geraram 9.111 curtidas, 34,8 mil alcances, 94,4 alcances por dia e 31,5 mil visitas.

• ASCOM do Sindireceita publica no site, diariamente, de 3 a 4 notas;
  • No ano de 2023 publicamos no site do Sindireceita mais de 1.200 notas;
  • No Facebook teremos quase 1.700 publicações no ano de 2023

Nossa participação no Instagram também rendeu ao Sindicato um retorno positivo com 1.526 publicações (FEED e REELS) com resultados expressivos: 885,2 mil alcance e 62,6 mil curtidas,  que representa 2.425,2 alcances por dia e 171,6 curtidas por dia; 131,2 mil reproduções e 359,8 reproduções por dia. Na rede X também realizamos um bom trabalho que resultou, de janeiro a novembro, em 1.600 publicações, 44,8 mil alcances e 122,8 alcances por dia. Nesta rede buscamos ainda ampliar nossa interação com formadores de opinião, jornalistas, influenciadores e outras intuições e órgão de governo que possuem sinergia com diversos temas de interesse da categoria e de seu Sindicato.

• No canal do Sindireceita no Instagram iremos alcançar a marca de mais de 1.600 publicações entre FEEDS e REELS;
  • Quase dobramos a quantidade de seguidores no Instagram e diariamente alcançamos mais de 2.400 contas e nossos conteúdos reproduzidos mais de 300 vezes.

Com nosso canal no Youtube, fomos bem longe alcançando mais de 148 mil visualizações neste ano em que produzimos 72 vídeos publicados e realizamos 6 transmissões ao vivo, sem contar aquelas que foram feitas nas demais plataformas Zoom e Teams, por exemplo.

Entre os destaques do trabalho realizado em 2023, está a produção de 4 edições do Jornal dos Aposentados e Pensionistas que foi reformulado e que levou a todos os filiados um conjunto de informações específicas de interesse deste grupo de Analistas-Tributários.

Também com o projeto Vozes, valorizamos a experiência e a vivência de inúmeros colegas, que por meio de vídeos, apresentaram seus relatos, memórias e ações que contribuíram para construção e consolidação do nosso cargo, da Receita Federal e de nosso Sindicato.

Outro mecanismo importante foi a realização de transmissões ao vivo que contemplaram inúmeros temas como aposentadoria, migração ao regime RPC, ações jurídicas e, principalmente, as lives semanais que fizeram parte da mobilização da categoria durante todo o ano e que foram realizadas periodicamente com os dirigentes sindicais e na sequência com toda a categoria.

Investimos também na produção de Podcast que abordaram inúmeros temas de interesse da categoria e que também geraram oportunidade para que Analistas-Tributários que atuam em importantes áreas da Receita Federal pudessem apresentar suas ações, uma iniciativa que tem por objetivo valorizar o trabalho e dar divulgação a competência destes valorosos colegas.

Tornamos mais dinâmicas as postagens e compartilhamentos de conteúdos nas redes sociais de nosso Sindicato com a produção e distribuição de vídeos, que também foram importantes para levar aos Analistas-Tributários informações com mais qualidade e rapidez. Fizemos um amplo esforço para distribuição de conteúdo técnico por meio de nossas redes sociais e através do compartilhamento destas informações com influenciadores e a mídia.

Ampliamos ainda mais o trabalho em conjunto com demais Fóruns de servidores, por meio do compartilhamento de conteúdo e de transmissões de lives de atos e mobilizações, em um esforço para mobilizar o conjunto dos servidores públicos na luta coletiva pela defesa de direitos e pelo reconhecimento do trabalho realizado pelo servidor e a importância do serviço público.

Promovemos em nossos meios de comunicação uma ampla Campanha de Filiação que passou a ser permanente, revitalizamos o site Fronteirômetro. Com um amplo esforço de comunicação buscamos integrar o trabalho do Sindicato aos aprovados no concurso da RFB, gerando um conteúdo e uma sinergia com estes novos colegas deste o início de seu relacionamento com a Receita Federal.

Vale destacar também a criação dos dois grupos de whattaspp destinados ao compartilhamento de informações, o SINDIRECEITA NOTÍCIAS FILIADOS e o SINDIRECEITA NOTÍCIAS DS (clique aqui para participar). Uma ação que também tem contribuído muito para dar transparência, celeridade e estimular a participação das bases nas atividades de nosso Sindicato.

2023 chega ao fim marcado por uma intensa reformulação na forma de comunicação do SIndireceita com cada Analista-Tributário. Um novo ano também chega e com ele novas ações de comunicação serão implementadas e outras fortalecidas com o objetivo fundamental de assegurar a cada filiado o acesso a informações de qualidade, de forma rápida e transparente.

Para o novo ano que se aproxima, a Diretoria de Comunicação do Sindireceita tem como metas e objetivos ampliar a produção de Podcasts com Analistas-Tributários que se destacam na RFB; dar sequência a programação de lives e transmissões com nova formatação, buscando sempre ampliar as formas de participação dos filiados; lançar novos concursos de imagens; entregar a categoria um novo portal de notícias e serviços, muito mais moderno e com funções que tornem mais efetivo o relacionamento do Sindicato com as bases e também com todos os seus dirigentes sindicais; e investir em ações e campanhas de valorização e de reconhecimento do Analista-Tributário como servidor de carreira típica e que exerce atividades essenciais ao Estado e à sociedade brasileira.

Diante de tudo o que foi produzido neste ano fica o agradecimento e o reconhecimento aos nossos funcionários da Diretoria de Comunicação. Sem nossos Jornalistas Rafael, Marci e Victória, nossa Designer Gil e nosso Comunicador Ygor, não seríamos capazes de alcançar diversos objetivos que colocamos como metas para 2023 e, certamente, sem eles não seremos capazes de atingir o que estamos planejando para o ano de 2024. Fica aqui nosso agradecimento para esses profissionais que considero “Analistas-Tributários” honorários, pois compartilham diariamente, ombro a ombro, todas as nossas batalhas.

Aproveito também está oportunidade para desejar a todas e todos um Natal de muita alegria e harmonia e um novo ano de muitas conquistas e realizações.

Moisés Hoyos
Diretor de Comunicação do Sindireceita