Sindireceita participa de atividades do 8º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais, em Natal/RN

O presidente do Sindireceita, Thales Freitas, participou nesta terça-feira, dia 28, do terceiro dia de atividades do 8ª Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais, em Natal/RN. O evento tem como tema principal "Reforma Tributária: A Descoberta de um Novo Mundo e seus Desafios" e conta com diversos debates sobre assuntos relacionados à Administração Tributária.

O congresso ocorre até amanhã, no auditório do Hotel Wish Natal. O encontro é promovido deforma conjunta pela Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira de Portugal (APIT); Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (FEBRAFITE); e Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco Nacional).

Quatro painéis de debate integraram a programação do evento nesta terça-feira. Os trabalhos foram inaugurados, na data, com o painel “O Comitê Gestor do IBS: Competências, atribuições, estruturas e controle”, com palestras ministradas pelo ex-secretário da Receita Federal do Brasil (RFB) e consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), José Barroso Tostes Neto; do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária (SERT) do Ministério da Fazenda (MF), Manoel Procópio Jr; e do coordenador geral do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT), Luiz Dias. O painel contou com moderação conduzida pela coordenadora da Comissão Técnica da FEBRAFITE e presidente da AFFEMG, Sara Felix, e teve por objetivo apresentar as competências e estruturas propostas para o funcionamento do Comitê Gestor, seus limites e suas formas de controle.

Sindireceita 8o Congresso

Presidente do Sindireceita, Thales Freitas e deputado federal Luiz Carlos Hauly.

Posteriormente, foi realizado o painel “Quais os resultados esperados para a sociedade após a Reforma Tributária?”, com participação do deputado federal Luiz Carlos Hauly (Pode-PR); do coordenador do Movimento Viva, Ângelo de Angelis; e participação virtual do deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG). A moderação foi conduzida pelo Auditor-Fiscal da RFB e diretor de Defesa Profissional e Assuntos Técnicos da Unafisco Nacional, George Alex Lima de Souza. O painel teve por objetivo apresentar as expectativas sobre o Brasil após a Reforma Tributária, o que muda, como isto vai acontecer e o que afeta o cidadão-contribuinte.