Analistas-Tributários atuam na retenção de essências de narguilé ilegais em São Miguel do Iguaçu/PR

Analistas-Tributários atuam na retenção de essências de narguilé ilegais em São Miguel do Iguaçu/PR

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram neste domingo, dia 22, no âmbito da Operação Fronteira Blindada, em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal que resultou na retenção de essências para narguilé ilegais no Paraná.

Na volta de uma operação conjunta, as equipes avistaram o veículo na fila do pedágio em São Miguel do Iguaçu/PR. Durante a abordagem, foram encontradas caixas de essência de narguilé nos bancos traseiros e no bagageiro do veículo, caracterizando crime de descaminho.

No carro, estavam a motorista e uma passageira. Ambas alegaram que receberiam R$ 100 cada para entregar a mercadoria em Medianeira.

O veículo e as mercadorias foram retidos e encaminhados à Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR. Ninguém foi preso, porém serão enviadas representações fiscais para fins penais ao Ministério Público para apuração dos ilícitos. Estima-se que o valor das mercadorias chegue a R$ 120 mil.

A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036.

Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto 8.903/2016, e tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR)