Equipe k9 da Receita Federal atua na apreensão de mais de três toneladas de entorpecentes nos cinco primeiros meses de 2020 em Manaus

Equipe k9 da Receita Federal atua na apreensão de mais de três toneladas de entorpecentes nos cinco primeiros meses de 2020 em Manaus

Segundo o balanço realizado pelo Departamento de Investigação sobre Narcóticos (DENARC) mais de três toneladas de entorpecentes foram apreendidas no estado do Amazonas nos primeiros cinco meses de 2020.

O delegado Paulo Mavignier, diretor do DENARC destacou a importância do trabalho da Equipe k9 da Receita Federal que atua no Serviço de Vigilância e Repressão da Alfândega do Porto de Manaus, composta pelo Analista-Tributário Roberto Cesarino e o agente canino Odin, nas operações. Para Mavignier, a equipe k9 alavancou os trabalhos do departamento.

Em janeiro foram apreendidos 757 kg de skunk e 44 kg de cocaína; em fevereiro, 47 kg de maconha; em março, 785 kg de maconha e 56 kg de cocaína; em abril, 982 kg de maconha e 158 kg de cocaína; em maio, foram 93 kg de maconha; e nos primeiros dias de junho, foram 240 kg de maconha, totalizando 3,162 toneladas.

Além disso, 35 pessoas foram presas e 40 indiciadas durante o período. Foram 15 armas de fogo, 118 munições, granadas, oito veículos, uma embarcação e mais de R$ 8 mil em espécie apreendidos.

O trabalho de apreensão com resultados positivos se deu com o apoio de órgãos como a Receita Federal do Brasil, além da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM); Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera); Departamento de Polícia do Interior (DPI) e da Delegacia Fluvial (Deflu).