Analistas – Tributários da Receita Federal participam de operação nacional de combate ao descaminho de produtos eletrônicos

A Receita Federal realiza hoje (20) uma grande ação de combate à sonegação fiscal em âmbito nacional. A operação Colheita, deflagrada às 11h, tem como alvo produtos eletrônicos, celulares e acessórios importados de forma irregular e que são vendidos por uma grande franquia de produtos eletrônicos no país. Ao todo, serão fiscalizadas 27 lojas da rede de franquias, localizadas nas cidades de Rio Verde/GO, Palmas/TO, Belém/PA, Macapá/AP, Manaus/AM, Cariacica/ES, Fortaleza/CE, Maceió/AL, Natal/RN, Campina Grande e João Pessoa/PB, Salvador e Feira de Santana/BA, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.

Tal rede se apresenta como importador oficial de uma marca chinesa no Brasil, no entanto, essa marca possui importador exclusivo diverso do alvo da operação. Contando com 83 unidades espalhadas por todo Brasil, um dos principais produtos comercializados por essa rede de franquias são os aparelhos da marca chinesa Xioami. A rede apresenta movimentação financeira incompatível com seu volume de vendas. Além disso, compram mercadorias de empresas com características de noteiras, ou seja, aquelas que não apresentam compras nem importações e apenas servem para emitir notas de vendas.

Esses alvos são selecionados através de um robusto sistema de inteligência que realizam o cruzamento de informações dos conhecimentos de transporte com o cadastro de empresas suspeitas.

Na operação Colheita, atuarão de cerca de 110 servidores da Receita Federal, podendo contar ainda com o apoio da força policial dos Estados envolvidos. Estima-se a que sejam retidos cerca de 2000 celulares, com avaliação aproximada de 3 milhões de reais.


Descaminho

Produtos descaminhados são aqueles originais que adentram as fronteiras do país de modo irregular, contudo a existência de eventuais produtos falsificados nos alvos também será averiguada pelas equipes de fiscalização.
Créditos Imagens: Receita Federal