DEN solicita a participação dos Delegados Sindicais no Projeto em defesa da Aduana Brasileira

Com o apoio do Sindireceita, a Receita Federal lançou o projeto “A Receita Federal convida: conheça a nossa Aduana”, que tem por objetivo esclarecer a população sobre o papel que o Ministério da Fazenda tem prestado para proteger a economia nacional e a sociedade, por meio da Receita Federal do Brasil (RFB) e de seus Analistas-Tributários e demais servidores. O projeto consiste em um programa específico de visitação às unidades da RFB que prestam serviços aduaneiros. Por esse motivo, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) pede que os delegados sindicais de cada unidade acompanhem efetivamente as visitas e relatem a válida experiência à Categoria.

O projeto que se insere na política de transparência da RFB, poderá, inclusive, reafirmar as dificuldades enfrentadas pelos Analistas-Tributários que atuam na fronteira e que formam a linha de frente no combate ao tráfico de drogas, armas, munições, contrabando e pirataria. Um levantamento dos principais problemas da Aduana foi realizado pelo Sindireceita por meio do livro e do documentário “Fronteiras Abertas – Um retrato do abandono da Aduana brasileira”.

A valiosa contribuição do Sindireceita ao aprimoramento da organização fazendária governamental deverá ter continuidade e, com a ajuda dos delegados sindicais de cada região fronteiriça por meio do referido projeto, será possível analisar, mesmo que de forma sucinta neste momento, a atuação do Estado em nossa Aduana brasileira.

A abertura à visitação da sociedade às dependências da Receita Federal ocorrerá duas vezes ao ano, em julho e no Dia Internacional da Aduana, 26 de janeiro. Para este ano, definiu-se a data de 4 de julho para as visitas. O projeto contemplará a apresentação de vídeo institucional, palestra sobre a função da Receita Federal na prestação de serviços aduaneiros e visita guiada por um servidor apto a esclarecer dúvidas sobre o funcionamento de cada unidade.

Confira aqui as unidades abertas à visitação e faça seu agendamento prévio.