Analistas-Tributários participam da apreensão de mercadorias que somam mais de R$ 600 mil

Analistas-Tributários da Receita Federal participaram, durante toda quinta-feira (30) e parte da sexta (31),de trabalho de conferência de mercadorias apreendidas junto com  um ônibus no dia 29/03, na região de Missal/PR, distante 60 km de Foz do Iguaçu.

O ônibus havia sido lacrado na quarta-feira passada após ter sido conduzido até a sede da Delegacia da Receita Federal em Foz para que em dia posterior, na presença do representante do proprietário do veículo, ser deslacrado e realizar a conferência e valoração da mercadoria que transportava. A estimativa de valoração da mercadoria feita inicialmente girava em torno de R$ 300 mil, mas após a verificação as expectativas foram superadas e a valoração definitiva somou a impressionante soma de R$ 641 mil, o dobro  da estimativa inicial.

A mercadoria revelava grande potencial para uma valoração excepcional, pois os servidores já haviam alertado para a existência de grande quantidade de eletrônicos, perfumes de grife, bebidas e equipamentos de informática, o que acabou se confirmando. Interessante ressaltar que duas constatações reforçam o fito de praticar o ilícito. Primeiro pelo fato de  o veículo possuir placas de uso exclusivo de empresas de transportes coletivos, de cor vermelha,  e, no entanto, pertencer a um particular. Outro detalhe que chamou a atenção foi o letreiro do coletivo que trazia inscrito a palavra “Faculdade”, tudo isso no intuito de enganar o fisco e lograr o objetivo de contrabandear as mercadorias.