Analistas-Tributários participam da nova etapa da Operação Zelotes

Analistas-Tributários participam da nova etapa da Operação Zelotes

Onze Analistas-Tributários da Receita Federal participaram nessa segunda-feira, dia 26, da nova etapa da Operação Zelotes, que investiga um esquema de fraudes nos processos em julgamento no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). O trabalho contou com a atuação conjunta da Política Federal, do Ministério Público Federal e da Corregedoria do Ministério da Fazenda. Até o momento, foram cumpridos 33 mandados judiciais em quatro Estados – Distrito Federal, São Paulo, Piauí e Maranhão.


A nova etapa da operação aponta que um consórcio de empresas, além de promover a manipulação de processos e julgamentos dentro do Carf, também negociava incentivos fiscais a favor de empresas no setor automobilístico.


De acordo com a Receita Federal, foram três mandados de prisão preventiva, nove de busca e apreensão e dois de condução coercitiva no Distrito Federal. Em São Paulo, foram dois de prisão preventiva, oito de busca e apreensão e quatro de condução coercitiva. Houve ainda um mandado de prisão preventiva, um de busca e apreensão e dois de condução coercitiva no Piauí, além de um de condução coercitiva no Maranhão.


Segundo a Receita, as provas indicam provável ocorrência de tráfico de influência, extorsão e corrupção de agentes públicos para que uma legislação benéfica a essas empresas fosse elaborada e posteriormente aprovada.


A Operação Zelotes foi deflagrada no dia 26 de março deste ano com o objetivo de desarticular organizações criminosas que atuavam junto ao Carf. Entre os crimes investigados estão tráfico de influência, corrupção passiva, corrupção ativa, associação criminosa e lavagem de dinheiro. (Com informações da Assessoria de Comunicação do Portal UOL)