Sindireceita participa de audiência pública sobre a Reforma Tributária
O presidente do Sindireceita, Thales Freitas, participou na terça-feira (15) de audiência pública no Senado Federal.
O presidente do Sindireceita, Thales Freitas participou na tarde de ontem, dia 15, de audiência pública interativa promovida Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal sobre o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 68/2024, que trata da Reforma Tributária. O tema debatido foi “Transição e Fiscalização para os novos tributos” e fez parte de uma série de audiências que analisam e debatem os impactos da Reforma Tributária.
Pelo Sindireceita, também participaram do evento o vice-presidente, Geraldo Seixas e os diretores da Diretoria Executiva Nacional (DEN), Sérgio de Castro (Assuntos Parlamentares) e Afrânio de Azevedo Andrade. Confira abaixo a íntegra da apresentação conduzida pelo presidente do Sindireceita durante a audiência.
Durante a sua fala, no âmbito da fiscalização, Freitas destacou os artigos 323, 327, 329 e o artigo 386 do PLP 68/2024, que trazem as regras aplicáveis à fiscalização e ao lançamento. “Nesses dispositivos, é necessário realizar algumas alterações que chegaram a ser objetos de emendas apresentadas por alguns senadores, entre eles o próprio presidente da CAE, senador Vanderlan Cardoso, a fim de preservar a competência dos servidores ocupantes dos cargos ou carreiras específicas das administrações tributárias, tanto da União como dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios que são carreiras essenciais ao funcionamento do Estado, de acordo com o que preceitua o artigo 37, inciso 22 da Constituição”, disse.
Além disso, referente ao texto original do disposto no artigo 323 e no artigo 386, o presidente do Sindireceita defendeu que atribuir em lei complementar competência de execução desse processo de trabalho a um único cargo, em detrimento de outro, traria insegurança jurídica no ordenamento dado a esses dois cargos e poderia aumentar significativamente o conflito de atribuições.
Thales Freitas destacou, ainda, que as mudanças ao PLP 68/2024 defendidas pelo Sindireceita têm por objetivo combater ameaças à atuação profissional dos Analistas-Tributários e Analistas-Tributárias. Além disso, conforme ressaltou Freitas, as alterações também visam garantir uma coerência normativa em relação às competências das administrações tributárias e dos seus cargos ou carreiras especificas, com alinhamento aos dispositivos da Lei que institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e o Simples Nacional (Lei n° 123/2006), e o PLP n° 108/2024, que institui o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CG-IBS), que tramita na Casa; assegurar maior eficiência à Receita Federal do Brasil (RFB); e suprimir inconstitucionalidades verificadas em dispositivos presentes no PLP.
O Sindireceita vem realizando um amplo trabalho parlamentar visando a aprovação de alterações ao texto do PLP 68/2024 (saiba mais aqui). As propostas defendidas pelo Sindicato se baseiam, inclusive, em uma Emenda de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), além de outras quatro Emendas do senador Zequinha Marinho (PODEMOS-PA).
O presidente do Sindireceita finalizou sua apresentação reiterando que apesar da complexidade que a Reforma Tributária e sua legislação complementar oferecem, é fundamental que todas as administrações tributárias, em todos os níveis, federal, estadual e municipal, operem de forma eficiente. “O que pode parecer secundário, na verdade, pode trazer outros problemas e acabar comprometendo toda a eficácia e eficiência que a gente precisa ter nessa Reforma Tributária”, afirmou.
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado deu continuidade nesta quarta-feira, dia 16, ao debate sobre a transição e a fiscalização da Reforma Tributária em audiência marcada para às 14h (horário de Brasília/DF).
Conheça a apresentação feita pelo Presidente do Sindireceita AQUI
Veja abaixo a transmissão ao vivo da audiência de hoje disponibilizada pela TV Senado.
Confira também a íntegra da audiência transmitida ontem pela TV Senado.
Saiba mais sobre o trabalho realizado pelo Sindireceita em prol de alterações ao PLP 68/2024 nos links a seguir:
DEN disponibiliza material para trabalho parlamentar sobre o PLP 68/2024
Sindireceita reúne-se com a secretaria especial da Receita Federal do Brasil (RFB)
Trabalho parlamentar: DEN se reúne com parlamentar no Senado Federal
Temas
Mais notícias sobre os temas
Sindireceita participa de audiência pública sobre reforma administrativa com representantes do MGI
“O objetivo não é afetar os servidores e as servidoras, uma lógica muito forte na PEC 32, que era punitivista, estimulava competição, e a redução do Estado.”, disse Esther Dweck durante encontro
16 de outubro de 2024 às 18:43
Sindireceita participa do Seminário “A Reforma Administrativa”
Evento foi promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.
16 de outubro de 2024 às 18:43
PEC 06 alcança 300 requerimentos
Proposta dispõe sobre a extinção escalonada da contribuição previdenciária dos servidores(as) aposentados(as) e pensionistas.
16 de outubro de 2024 às 18:43
Sindireceita se reúne com deputado Sóstenes Cavalcante (PL) para tratar PEC 06
As entidades solicitaram o apoio do parlamentar para dar andamento à tramitação da PEC 06 - conhecida como PEC Social, que prevê a extinção escalonada da contribuição previdenciária para aposentados e pensionistas
16 de outubro de 2024 às 18:43
Sindireceita se reúne com deputada Erika Kokay para tratar pautas da categoria
Diretoria busca apoio político para avanço das negociações com o MGI e debate temas como a PEC 06/2024 e a reforma administrativa
16 de outubro de 2024 às 18:43
Sindireceita participa de audiência pública sobre a reforma Administrativa na Câmara dos Deputados
Diretor de Estudos Técnicos do Sindireceita, Fabiano Rebelo destacou a importância dos serviços públicos e dos servidores para à cidadania
16 de outubro de 2024 às 18:43