O Dia do Trabalhador representa a luta na defesa dos nossos direitos

Neste dia 1º de Maio homenageamos todos os trabalhadores(as) brasileiros(as), em especial os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil pelo Dia do Trabalhador. A data, consagrada como feriado nacional em vários países, marca no calendário a defesa dos Direitos dos Trabalhadores. É uma data histórica que marca a luta por justiça e por condições dignas de trabalho.

 

A data comemorativa foi criada, em 1889, pela Segunda Internacional Socialista, reunida em Paris, que decidiu convocar anualmente uma manifestação com o objetivo de lutar pela jornada de 8 horas de trabalho. A data foi escolhida em homenagem à greve geral que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, onde milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas.

 

Foram os fatos históricos que transformaram o 1º de maio no Dia do Trabalhador. Até 1886, os trabalhadores jamais pensaram em exigir os seus direitos, apenas trabalhavam. No Brasil, em 1894, um grupo foi preso ao tentar comemorar o Dia do Trabalhador. Somente um ano depois, ocorreu realmente a primeira celebração da data no País, que foi organizada pelo Centro Socialista de Santos, em São Paulo.

 

Nós, Analistas-Tributários da Receita Federal, lutamos por reconhecimento e condições de trabalho justas. Nossa luta é também por uma administração tributária e aduaneira mais justa e forte que responda aos anseios da sociedade e por isso, diariamente, nos empenhamos para tornar mais eficiente a Receita Federal, um órgão essencial ao funcionamento do Estado brasileiro.

 

A situação atual do País estabelece a necessidade de união dos trabalhadores na luta contra a retirada de direitos. Nossa luta não cessa e atualmente estamos unidos contra a reforma da Previdência, que retira direitos conquistados pelos trabalhadores ao longo de décadas. O Sindireceita participa ativamente dos debates sobre a reforma da Previdência e das audiências públicas realizadas no Congresso Nacional sobre o assunto. Sigamos fortes e em defesa dos nossos direitos juntos com todos os trabalhadores!

 

Nesse 1° de maio estão sendo convocadas diversas mobilizações para marcar o Dia Nacional de luta unificada apontada pelas Centrais. As manifestações deverão ser organizadas em todos os estados e regiões e ter como centro a luta contra a reforma da Previdência e contra o desemprego. Participem!

 

 

Parabéns a todos os trabalhadores que lutam para construir um futuro mais justo!


Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita