1º de maio de 2020: pandemia traz mudanças perenes aos trabalhadores e ao modelo atual de trabalho

1º de maio de 2020: pandemia traz mudanças perenes aos trabalhadores e ao modelo atual de trabalho

O Dia do Trabalhador, celebrado em vários países nessa sexta-feira, dia 1º de maio, será comemorado com apreensão por todos os trabalhadores que seguem rumo a um caminho ainda desconhecido. Os impactos do surto do coronavírus são incalculáveis, no entanto, é certo que a pandemia alterou a dinâmica de trabalho mundial e trouxe à tona inúmeras reflexões e debates sobre o assunto, principalmente sobre o papel do Estado e das políticas de proteção da sociedade como um todo, evidenciando ainda mais a importância do trabalhador para a economia do país e para o desenvolvimento do Brasil, especialmente pós-pandemia.

 

Nesta importante data, ressaltamos o papel crucial dos trabalhadores que estão na linha de frente, desempenhando serviços essenciais à polução. Homenageamos, em especial, os que continuam trabalhando e, com frequência, colocando a própria vida em risco, como os profissionais da saúde, funcionários de estabelecimentos fundamentais, agentes de segurança pública, bombeiros e garis. E, também, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, pois são estes servidores que atuam na manutenção da rotina nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país. Desempenhando atividades essenciais à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários aduaneiros garantem o controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, asseguram a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.

 

Homenageamos, ainda, os trabalhadores que foram obrigados a se isolarem e trabalhar em home-office, sofrendo um impacto imediato na dinâmica de trabalho - que é, provavelmente, apenas a primeira das diversas mudanças organizacionais que virão pela frente. Agradecemos, em especial, aos mais de 1200 servidores da Receita Federal em todo o Brasil que, de suas residências, atuaram em um mutirão voluntario para reduzir o estoque de pedidos de regularização de CPFs e atender aos cidadãos beneficiários da renda mínima emergencial, um esforço dos Analistas-Tributários e dos demais servidores da Receita Federal que também preservou a saúde dos contribuintes e do corpo funcional do órgão, evitando aglomerações nas unidades de atendimento do Fisco em tempos de COVID-19.

 

Nessa importante data, o Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) reforça também a importância da defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores, da luta em favor do Estado, do serviço público e da valorização e reconhecimento dos servidores, sejam eles ativos, aposentados e pensionistas. O Sindicato ressalta ainda a necessidade de compreensão da importância dos serviços públicos e da implementação de proteções aos trabalhadores, inclusive revertendo leis que foram aprovadas recentemente e que retiraram direitos dos trabalhadores, como a reforma da Previdência.

 

Com o avanço da pandemia, que altera a rotina de países inteiros e espalha apreensão por todos os continentes, todos os trabalhadores se unem, ajustam-se à realidade e vislumbram um futuro onde é necessário debater sobre o fortalecimento dos sistemas e das políticas de proteção da sociedade, demonstrando, inclusive, que, em situações de crise, é o Estado, o serviço público e seus servidores que atuam de forma incondicional para atender à sociedade. Ou seja, a turbulência em todo o cenário global realça ainda mais a importância da união, do trabalho conjunto e da solidariedade.

 

Diante deste cenário, o Sindireceita reitera o seu compromisso para com a categoria e saúda todos os trabalhadores, em especial, os Analistas-Tributários em todo o país e demais servidores da Receita Federal, que, mesmo diante dos desafios atuais, têm ampliado suas atividades essenciais à sociedade e ao Estado brasileiro e estão se esforçando ao máximo para atender às demandas.

 

 

 

Diretoria Executiva Nacional (DEN) 
Sindireceita