Ícone Sindireceita

RFB defende abertura da Mesa Específica em ofício ao MGI

No documento, secretário especial e cúpula da RFB também apoiam reivindicações sobre a assistência em saúde.

16 de outubro de 2024 às 12:32
Atualizado: 16 de outubro de 2024 às 12:33

O secretário especial da Receita Federal do Brasil (RFB), Robinson Barreirinhas encaminhou Ofício nesta terça-feira, dia 15, ao secretário de Relações do Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), José Lopez Feijóo. O documento foi subscrito pela cúpula da Administração do Órgão. No Ofício, a RFB solicita a abertura imediata da Mesa Específica de Negociação, por parte do MGI, contemplando os Analistas-Tributários(as) e demais integrantes da Carreira Tributária e Aduaneira, e defende as reivindicações das categorias por melhorias relacionadas ao benefício de assistência em saúde.

Clique aqui para conferir a íntegra do Ofício SEI nº 63504/2024/MF. Além do secretário Robinson Barreirinhas, também assinaram o Ofício a secretária especial adjunta da Receita Federal, Adriana Gomes Rego, e todos os subsecretários e superintendentes da Instituição.

No documento, a Administração da RFB afirma que os Sindicatos têm razão “quanto ao direito de abertura de canal para negociação e discussão dos temas previstos na Cláusula Segunda do Termo de Compromisso nº 01/2024, subscrito por diversas entidades, incluindo os Sindicatos dos Auditores e dos Analistas, o que inclui o tema de reajuste remuneratório, interpretado em conformidade com a Cláusula Sexta do Termo de Acordo n° 02/2024”.

A Cláusula Segunda do Termo de Compromisso nº 01/2024 determinou que as negociações relativas à reestruturação de carreiras e reajustes de remuneração ocorreriam no âmbito das Mesas Específicas e Temporárias, que deveriam ser instaladas até o mês de julho de 2024, pelo MGI. Por sua vez, a Cláusula Sexta do Termo de Acordo n° 02/2024 estabeleceu que o referido Acordo correspondia exclusivamente aos valores e percentuais do Bônus de Eficiência e Produtividade na Atividade Tributária e Aduaneira, não comprometendo o direito das entidades sindicais em apresentar outras pautas nos foros adequados.

A Receita Federal também destaca, no Ofício, que “a concessão de significativo auxílio saúde complementar a outra carreira do serviço público também torna legítimo o pleito de auxílio semelhante ou, alternativamente, plano de saúde custeado pelo Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades de Fiscalização – FUNDAF”. Ainda de acordo com a RFB, os demais pleitos dos Sindicatos envolvidos nas negociações com o Órgão, entre eles o Sindireceita, que não envolvam dispêndio de recurso ou que possam ser endereçados por meio de atos próprios da Casa, “continuarão a ser desenvolvidos e respondidos no âmbito da RFB”.

Mobilização e tratativas

O posicionamento da Receita Federal perante o MGI representa um importante avanço no âmbito da negociação salarial. O Órgão já havia solicitado, em maio, que a pasta procedesse com a instalação da Mesa Específica (relembre aqui).

Cabe lembrar que os Analistas-Tributários e Analistas-Tributárias aprovaram, por ampla maioria, todos os Indicativos da última Assembleia Geral Nacional Unificada (AGNU), que tratam do acirramento das mobilizações contra a quebra do acordo firmado com categoria por parte do MGI. Veja o resultado completo da AGNU aqui.

Desde a assinatura do Termo de Compromisso nº 01, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) segue engendrando esforços em diversas frentes visando a instalação da Mesa Específica de Negociação. Este trabalho envolve a participação constante de representantes da DEN em reuniões com a Administração da Receita; junto ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad; audiências e encaminhamento de ofícios ao MGI; além da realização de trabalho parlamentar, com o intuito de ampliar as formas de interlocução com o Executivo. Veja abaixo as notícias publicadas sobre o tema.

Leia mais sobre os temas da notícia: